[N.109 | 2024]

Leve o violão [fragmento]

Malu Grossi Maia

D/F#
Ré com baixo em Fá sustenido

A barriga é reveladora. Não há maneira de disfarçar uma gravidez em público. Parece que carrego uma melancia que anuncia: TRANSEI DESPROTEGIDA! ou: UM PALPITE A QUALQUER HORA! e ainda: TOUCH HERE. Todo mundo pergunta quem é o pai. No início, respondia calmamente que acabáramos de nos conhecer e estávamos resolvendo juntos a situação. À medida que a barriga crescia e o umbigo estufava e descobria que ninguém se importava de verdade, passei a ter prazer literário nas versões. Quem é o pai? Está preso por ter incendiado uma fábrica. Quem é o pai? Ainda não sei, estava na dúvida entre sete candidatos, mas um com certeza foi anal. Então seis. Quem é o pai? A empresa de doação de esperma não revela a identidade de seus punheteiros. Para o pai nunca perguntavam nada.

*

Cm
Dó menor

Mamãe não toca nenhum instrumento, nem sabe cantar. Nesse sentido é o oposto de um violão.
Ela se perde no tempo, tenta dilatá-lo no gogó, sem alcançar a canção. O ritmo dela é outro. Antes de se tornar mamãe, ela desenhava. Ela sempre adorou ouvir música. Quando ouviu o violão pela primeira vez, não queria parar de escutar. Ele cantava, ela desenhava. Desse concerto nasceram três filhos. Guardaram desenho e música. Crianças têm um ritmo difícil de acompanhar. As crianças dançam até sem música e desenham até sem pastel. Gostam mesmo é quando são levadas ao parque. Na gangorra, mamãe se colocava de um lado, e do outro, punha o violão. Ela carregava mais peso, ficava para baixo. O violão era leve leve era o violão. As crianças, no meio, escorregavam ora para um, ora para o outro, mas retornavam à mãe. Equilibrar-se era complicado a ponto de a brincadeira precisar acabar.

*

F(4,7M,7m)
Fá maior com quarta e sétima maior e menor

A avó desquitada e a mãe divorciada advertem: Não se apaixone por músicos. Nem pelo vocalista. Nem pelos professores de história, muito menos pelos dentistas. Não se envolva com vendedores, contadores ou jogadores. Advogados, nem pensar. Nem trocadores, nem motoristas de ônibus, não seja Maria Roleta. Evite encontros, SMS, e-mails e/ou outras formas de contato. O garoto mais popular da escola não te ama, ele quer levar o seu lanche. O cara do piercing transversal só vai te ver de novo quando você precisar de urgência otorrinolaringológica, ele é o recepcionista e não vai mais se interessar pelo seu desvio de septo. Nós celebramos, minha filha, cada um dos livramentos, a separação é a salvação da humanidade.

*

G7(#11)
Sol maior com sétima e décima primeira aumentada

eu não estou sozinha com uma criança
mesmo que eu precise ficar uns dias sozinha com uma criança
mesmo que eu deteste estar sozinha vinte e quatro horas com uma criança
eu não cuido dela sozinha
mesmo que eu não tenha uma aldeia inteira que cuide dela comigo eu não estou sozinha
com a minha criança
mesmo que eu me sinta afastada de tudo e incompreendida por quem me acompanha eu não estou
sozinha com a minha criança
isso não é um prêmio isso não é consequência
das minhas atitudes isso não é do meu feitio
isso não diz nada de mim
mesmo que eu passe quatro meses seguidos cuidando dela a maior parte do tempo
mesmo que só eu possa amamentá-la há quanto tempo já
mesmo assim eu lamento muito mamãe
eu lamento muito por tudo que você teve que passar
um acorde sozinho não faz função