somos

ELAS é uma plataforma editorial sem fins lucrativos cujo objetivo é criar e tornar acessível um espaço de escrita, pesquisa, pensamento e partilha sobre as mais diversas experiências de maternidade.

Sabemos que embora a construção do imaginário social sobre o assunto seja atravessada por imagens dos filhos como realização espiritual e da maternidade como efetivação do destino biológico da mulher – imagens que supõem uma fusão do feminino com o maternal – essa experiência é sempre e necessariamente marcada pela singularidade. Essa singularidade é, ainda assim, simultânea à recorrência de questões comuns e ao reconhecimento de umas pelas outras. Somos várias, e queremos estar juntas.

ELAS foi concebida por Cecília Rocha, Fernanda Regaldo e Maria Carolina Fenati. Somos editoras e somos mães. Trabalhar com a escrita é também questionar como compartilhamos e reproduzimos os discursos e os silêncios do cotidiano. É desejo de reinventar o que se é por meio do texto – da leitura e da escrita, da partilha e da discussão.

Como mães, percebemos que faltam espaços em que possamos nos expressar e nos ver narradas. Ou ainda, textualidades nas quais possamos transpor o contraditório que marca nossas experiências subjetivas para um campo mais amplo em que nos encontremos juntas. ELAS é o pronome que nos coloca no coletivo e que nos permite estar objetivamente representadas.

As que são mães, as que não são, as que se sentem, as que não querem, as que não podem, as que têm útero, as que desejam, as que buscam, as que questionam, as que tentam, as que resistem, as que cuidam, as filhas – é para todas e cada uma que esta plataforma se destina. É como se nos lêssemos para nos reconhecermos na palavra.

ELAS é o encontro de nossas vozes, múltiplas e dissonantes.
É também a experiência, única e subjetiva, de cada uma.

Coordenação do projeto Cecília Rocha, Fernanda Regaldo e Maria Carolina Fenati
Edição e preparação de textos Cecília Rocha, Fernanda Regaldo e Maria Carolina Fenati
Revisão Maiara Marques
Projeto gráfico Clara Meliande e Julia Sa Earp
Mídia social Babi Amaral e Letícia Leiva